|
GRUPOS GERADORES DE ENERGIA Á ÓLEO DIESEL
PRECIPITADOR HIDRODINÂMICO
Sistema de Captação e Tratamento de Emissões de Gases de Combustão.
Controle Antipoluente de gases efluentes de Unidades de Grupos Geradores Estacionários operando com óleo diesel terrestre
Fonte de Emissão Poluente:
Processo exotérmico de queima de combustível fóssil para geração de energia elétrica em localidades com ausência de energia de rede, em situações emergência ou horário de ponta. Como resíduos gasosos temos uma corrente gasosa aquecida contendo, material particulado e gases ácidos formados a partir dos óxidos de carbono, enxofre e nitrogênio. A incorporação de material particulado micrométrico e gases no ar de combustão, dêsbalanceia a composição do ar ambiente natural.
Solução:
Instalação especializada na tecnologia de tratamento de gases de combustão com diferenciais importantes de performance na eficiência de depuração e automação operacional dos sistemas os Precipitadores Hidrodinamicos por serem auto-aspirantes(“booster function”) melhoram a performance dos motores por ausência de contra-pressão na descarga e que atingem índices internacionais de performance no controle das emissões de óxidos de enxofre e nitrogênio.
Com vantagem técnica e garantia de controle das frações gasosas, supera as alternativas técnicas tradicionais de depuração de Lavagem de Gases e Oxidação termo catalítica. A primeira, que inclusive faz parte do nosso portifólio de produtos apresenta custo mais acessível e as desvantagens de eficiência abaixo do limite da recente legislação do CONAMA, havendo ainda a perda de carga geradora de contra-pressão na descarga dos geradores.
Já o uso de catalizadores termo-oxidantes visa apenas a complementação da oxidação de frações de monóxido de carbono e hidrocarbonetos não queimados aproveitando-se o calor dos próprios gases de combustão, apesar do custo menor tem performance reduzida para material particulado e não controla as emissões ácidas de enxofre e nitrogênio ambos com controle de remissão mais severa, este produto também provoca contra-pressão na descarga do gerador.
Os gases poluentes aspirados experimentam um tratamento primário em Câmara de Sedimentação Úmida (C.S.U), através de expansão e aspersão de líquido alcalino. Nesta etapa ocorrem resfriamento e umidificação dos gases, encharcamento e carreamento de particulados grosseiros, e a nucleação catalizada pelo líquido alcalino recirculante.
Em seguida, e de forma contínua, os gases de combustão pré-tratados serão processados no Precipitador Hidrodinâmico (PH), através da centrifugação multiventuri®, na qual acrescenta-se energia cinética ao líquido de seqüestro, com subseqüente fracionamento em centenas de porções com elevada superfície de contato, proporcionado pelas perfurações venturi em todo perímetro do rotor do equipamento; sendo que a efetiva mixação obtida pela centrifugação multiventuri assegura elevado grau de conversão nas reações de neutralização das frações ácidas dos gases, encharcamento e carreamento do material particulado micrométrico e submicrométrico. Trata-se de equipamentos com alta energia de contato que atingem performance diferenciada de mixação e abatimento dos poluentes.
O sistema de depuração atmosférica, fundamentado na tecnologia de centrifugação multiventuri® dos Precipitadores Hidrodinâmicos, garante os padrões legais estabelecidos e de referência para qualidade do ar efluente do processo de combustão.
Com essa solução adotada haverá:
- Controle antipoluente de gases e material particulado de forma concomitante e integrada;
- Redução da taxa de risco junto aos operadores (insalubridade) e vizinhança;
- Purificação e resfriamento do fluxo de ar efluente;
- Níveis de emissão adequada aos Padrões da Legislação Ambiental;
- Facilidade de manutenção;
- Capacidade própria de depressão, dispensando o uso de válvulas de retenção e otimizando o desempenho dos motores dos geradores (“booster function”);
- Performance constante não estando sujeito a entupimentos e empastamentos característicos dos sistemas de filtragem;
- Redução do ruído característico pela quebra das ondas sonoras na centrifugação líquida;
- Eliminação da poluição térmica.
|
|
|
Usina de Energia |
|
|
|
|
Unidade de Depuração dos Gases de Combustão Central de Geração de Energia de 3750 kVA. |
|
|
|
Unidade Compacta de Tratamento de Gases com C.S.U. 80 + Precipitador Hidroturbociclonico HTC 80/100 - Usina de Energia de 5000 kVA. |
|
|