Case Capmetal
 
 

Principais Fontes Poluentes: 
  • A fundição metálica é uma das atividades metal-mecânicas com maior emissão poluente que da-se em todas as fases do processo, ou seja  é no desprendimento de gases nocivos, principalmente na carbonização das resinas fenólicas no enchimento dos moldes, material particulado na limpeza de panelas com oxigênio em ligas ferro-carbono, particulados de areia e bentonita  nas estações de dês-moldagem, material particulado metálico com resíduos de silicatos em estações de rebarbação das peças fundidas . O oxigênio dissolvido no ferro, por exemplo, tende a combinar-se com o carbono dessas ligas, formando os gases CO e CO2 que escapam facilmente à atmosfera, enquanto a liga estiver no estado liquido.
Solução:
A Capmetal garante solução eficiente em sistemas de fundição de ferrosos e não ferrosos utilizando-se os Precipitadores Hidrodinâmicos.

Os precipitadores hidrodinâmicos fundamentam-se na exclusiva associação da força centrifuga com efeito multiventuri de atuação simultânea nos gases de processo  e liquido recirculante.
Os gases poluentes aspirados, experimentarão uma expansão e tratamento primário em câmara de sedimentação úmida (C.S.U), visando adequação de parâmetros de temperatura, umidificação e remoção grosseira prévia à  centrifugação, com liquido recirculante em rotor multi-venturi de precipitador hidrodinâmico, juntamente com ar  ambiente para resfriamento. Nesta etapa ocorre  carreamento de particulados e a nucleação catalizada pelo líquido recirculante no Precipitador Hidrodinâmico, através da centrifugação multiventuri  acrescenta-se energia cinética ao liquido de seqüestro, com subseqüente fracionamento em centenas de porções com elevada superfície de contato, proporcionado pelas perfurações venturi em todo perímetro do rotor do equipamento, é a efetiva mixação obtida pela centrifugação multiventuri,que assegura elevado grau de conversão nas reações de neutralização das frações ácidas dos gases e encharcamento e carreamento do material particulado.  Tratam-se de equipamentos  com alta energia  de contato que atingem performance diferenciada de mixação e abatimento dos poluentes.
Através do rotor com paletas e periferia com múltiplas perfurações venturi, característica exclusiva dos Precipitadores Hidrodinâmicos, os gases serão  aspirados do Forno cubilôt, através  de desvio ("by pass") no lavador primário existente no topo do forno, sendo em seguida processado em uma Câmara de Sedimentação Úmida (C.S.U.) como primeiro estágio de depuração, para então serem submetidos à centrifugação enérgica do Precipitador Hidrodinâmico.

O circuito hidráulico é composto por tanques de liquido recirculante com sistema de remoção contínua de particulados sedimentáveis, medidor controlador de pH, filtro de controle de finos; bombas centrífugas de recalque e conjunto de aspersores por impactação a prova de entupimentos.

A fundição de ferrosos caracteriza-se pela obtenção primária do gusa ou do ferro fundido nodular em fornos verticais que em fluxo ascendente de gases carrea  os resíduos da termoredução do ferro como material particulado, óxidos de carbono e nitrogênio, contrapondo-se ao fluxo descendente do ferro metálico. Outro foco de emissão na seqüência é o posto de enchimento de moldes onde temos o desprendimento de vapores orgânicos de resina carbonizada; em seguida temos a desmoldagem com emissão de gases inoculados e material particulado, e finalmente a rebarbação das peças fundidas.

Na fundição de não ferrosos temos as ligas de cobre e alumínio como as mais representativas e caracterizam-se como processos menos impactantes ao meio ambiente pois parte da fusão de lingotes ou cavacos reciclados em fornos de indução com adição de agentes de escorificação havendo menor  emissão de poluentes, o metal líquido é então alimentado em injetoras com emissão de névoa do desmoldante a base de silicone.
A atividade de fundição requer o suporte de uma central de moldagem em areia com uso de bentonita e resinas que acabam sendo fonte de emissão de poluentes pela manipulação, transporte e enchimento de caixas de moldes.

Aplicação de Tecnologia Capmetal:
Os Precipitadores Hidrodinâmicos despontam como princípio tecnológico inovador a nível mundial, e propiciam as vantagens de maior eficiência de depuração de atmosferas poluentes, compacticidade dimensional, performance constante isenta de entupimentos, multi-aplicabilidade no tratamento de particulados – gases – vapores  de forma simultânea, construção inoxidável com vida útil permanente. A exclusiva tecnologia de centrifugação liquida multiventuri dos Precipitadores Hidrodinâmicos assegura a melhor relação custo benefício em aplicações de controle antipoluente de material particulado micrométrico e submicrométrico por carreamento e arraste hidráulico. Trata-se de ação extrativa, ao invés de acumulativa dos processos tradicionais de filtragem que apresentam os problemas de temperatura , perfuração de mangas., oscilação de concentração com queda de eficiência.
Nossa tecnologia patenteada mundialmente, inclusive com licenciamento na Europa para Electrolux, Ominniatex, CEI tem aplicações nas diversas etapas que compõem o processo de mineração e o processo de pelotização, conforme a apresentação não limitativa a seguir exposta:
Na tecnologia de centrifugação líquida multiventuri o tempo de residência no tratamento é instantâneo propiciando dimensões compactas e de performance constante, pois não utiliza nenhum meio filtrante obstrutivo e sim extração hidráulica; operando com circuito líquido fechado, dispõe de periféricos de circuito hidráulico paralelo com filtragem incorporada que garante a qualidade estabilizada da concentração de material particulado no líquido de seqüestro de poluentes; assim estabelece-se elevado nível de confiabilidade operacional e automação funcional.

Nossa empresa atua há 28 anos de forma especializada no segmento de ventilação industrial e controle de poluição atmosférica, dispondo de “know how”  e  engenharia para desenvolvimento de projetos executivos de aplicação e fornecimento em regime “turn key” de sistemas integrados de captação, depuração e recuperação/destinação final dos poluentes coletados, envolvendo as disciplinas de hidráulica, elétrica, automação, estruturas, bem como a etapas de fabricação, diligenciamento, montagem, partida assistida  e treinamento.


 
Imagem
 
 
 
Imagem
 
 
 
 
 
Soluções CAPMETAL
Aqui, você apresente o seu problema, e a CAPMETAL apresenta as soluções. Preencha agora a nossa Folha de Dados e faça uma consulta. CLIQUE AQUI.