Case Capmetal
 
 

Principais Fontes Poluentes: 
  • material particulado micrométrico em suspensão pela ação mecânica de misturador sigma, moinho granulador, moinho de martelo, misturador duplo cone, compressoras, embaladeiras.
  • gases e odores gerados no processamento de centrífugas, estufas, fermentadores e reatores
  • névoas de carboxi metilcelulose emitidas em drageadoras
A industria farmacêutica consiste na fabricação, embalagem e venda de  medicamentos e produtos químicos para uso do de seres humanos e animais. Incluindo também medicamentos não farmacêuticos, de medicina preventiva, cosméticos  e aditivos alimentícios. O vasto mercado dessa  industria cobre também a fabricação de aparatos médicos como sondas , cateteres, equipamentos dentários e de laboratórios para diagnósticos., dentre outros.
A formulação farmacêutica caracteriza-se pela manipulação de princípios ativos em pequenas quantidades misturados a produtos inertes ou coadjuvantes em “quantidade suficiente para”(qsp) compor um comprimido ou dose em proporção facilmente manipulável, visto que a maioria dos princípios ativos são eficientes com poucas miligramas.
As formas de apresentação dos produtos podem ser sólidos(comprimidos e drágeas),  líquidos (xaropes e injetáveis) e pastosos(pomadas).
Alguns preceitos da fabricação farmacêutica associadas a práticas GMP(“Good Manufactoring Procedures”) ou seja Boas Práticas de Fabricação, são indicadas como de adoção compulsória, como gradiente de pressão dos corredores para as baias de produção, cantos  arredondados, mangotes flexíveis lisos interna e externamente, captação localizada junto aos pontos de emissões fugitivas nos equipamentos de processo, rede de dutos desmontáveis ou com acesso para limpeza e higiene, materiais construtivos inoxidáveis, ausência de recirculação do ar de forma de evitar-se contaminação cruzada dentre diferentes tipos de fármacos em produção.

Principais Fontes Poluentes: 

I)Princípios Ativos: As emissões características do processo de fabricação de princípios ativos farmacêuticos estão associadas a:
- processos de extração por solventes e fermentação
-componentes orgânicos voláteis (VOCs), que se apresentem nos processos de síntese química, como: benzeno, álcool amilico, éter etílico, tricloroetano, éter isopropilico, butanol, tetracloreto de carbono, dentre muitos outros.

II) Fármacos Sólidos:
O processamento inicia-se na formulação da massa à ser comprimida, com o  fracionamento dos insumos no chamado posto de pesagem, onde indicamos uso de captor frontal de frestas.
Em seguida as substâncias serão misturadas em misturadores sigma ou misturadores “V”  , sendo recomendada a captação por coifas laterais de frestas para atender as operações de carga e descarga.
Temos ainda moinho granulador, moinho de martelos ambos com requerimentos de captação na alimentação e descarga; estufas de secagem com exaustão permanente por conexão de bocal e por coifa superior na região das portas; compressoras com captação meia lua no funil alimentador, bico de pato junto ao pistão de compressão e na barrica de  recepção do produto pronto, ou  em equipamentos modernos que recebem o “Blend” já formulado e operam enclausuradas havendo apenas um duto de captação; drageadoras recebem os comprimidos em sua construção semi-esférica rotativa que mantém a massa de comprimidos oscilando e recebendo injeção de carboximetilcelulose(CMC) para recobrimento e formação da drágea, sob insuflação de ar aquecido, sendo importante a exaustão através de duto conectado a tampa frontal da drageadora.
Outros equipamentos específicos(reatores, centrífugas) e de embalagem deve ter sua estrutura funcional avaliada para detecção dos pontos de aplicação dos captores.

III) Fármacos Líquidos:
O processamento inicia-se na recepção e armazenamentos dos insumos, salas de lavagem de frascos, esterilizadores, salas de envase sendo os requerimentos de captação de vapores e gases em números  reduzidos de focos de emissão, poluente critico são os gases.

IV) Fármacos Pastosos:
O processamento inicia-se na formulação da massa à ser misturada, com o  fracionamento dos insumos no chamado posto de pesagem, onde indicamos uso de captor frontal de frestas.
Em seguida as substâncias serão misturadas em misturadores formulação da massa à ser comprimida, em estágio  mais fluido e plástico.

V) Utilidades :
Todas as capelas de controle de qualidade, síntese orgânica, ensaios e preparo de soluções padrão adotando-se o sistema de exaustor independente por capela, damper motorizado e controle de volume de ar variável(VAV) com pressostato para assegurara vazão constante quando aplicamos o Precipitador Hidrodinâmico no controle de gases orgânicos, inorgânicos e contaminantes biológicos  em sistemas com múltiplas capelas ou baias de manipulação de produtos evitando-se também o efeito de desequilíbrio de vazão quando alguma capela não estiver operando e impedindo os efeitos de contaminação cruzada.
Aplica-se ainda nossa tecnologia em unidades de esterilização por óxido de etileno(ETO) onde adotamos a centrifugação líquida ácida multiventuri com obtenção estabilização do gás inflamável e esterilizante em etileno glicol, um liquido estável não combustível. Temos a inda aplicação da tecnologia de centrifugação multiventuri dos Precipitadores Hidrodinâmicos no tratamento do ar expurgado de autoclaves empregados na destruição térmica de meios cultura em análise clínicas.

A quase  totalidade das formulações são higroscópicas de forma a serem absorvidas pelo  corpo humano, portanto o uso de sistemas de filtragem á seco em mangas  ou cartuchos de papel estão sujeitos à empastamentos e entupimentos com quedas de performance.
Enquanto que a adoção dos Precipitadores Hidrodinâmicos emprega a centrifugação líquida multiventuri, atuando por extração hidráulica com performance constante, visto que não se trata de um sistema de filtragem acumulativa e sim um processo extrativo instantâneo dos agentes contaminantes que são expurgados em ciclos adequados ao regime operacional.
A Capmetal Tecnologia Ambiental, através do  Precipitador Hidrodinâmico  atua no controle de emissão de poluentes deste tipo de industria, eliminando os resíduos particulados em suspensão e a condensação ou neutralização das emissões dos  solventes utilizados para a produção de medicamentos.

Aplicação de Tecnologia Capmetal:
Os Precipitadores Hidrodinâmicos despontam como princípio tecnológico inovador a nível mundial, e propiciam as vantagens de maior eficiência de depuração de atmosferas poluentes, compacticidade dimensional, performance constante isenta de entupimentos, multi-aplicabilidade no tratamento de particulados – gases – vapores  de forma simultânea, construção inoxidável com vida útil permanente. A exclusiva tecnologia de centrifugação liquida multiventuri dos Precipitadores Hidrodinâmicos assegura a melhor relação custo benefício em aplicações de controle antipoluente de material particulado micrométrico e submicrométrico por carreamento e arraste hidráulico. Trata-se de ação extrativa, ao invés de acumulativa dos processos tradicionais de filtragem que apresentam os problemas de temperatura , perfuração de mangas., oscilação de concentração com queda de eficiência.
Nossa tecnologia patenteada mundialmente, inclusive com licenciamento na Europa para Electrolux, Ominniatex, CEI tem aplicações nas diversas etapas que compõem o processo de mineração e o processo de pelotização, conforme a apresentação não limitativa a seguir exposta:
Na tecnologia de centrifugação líquida multiventuri o tempo de residência no tratamento é instantâneo propiciando dimensões compactas e de performance constante, pois não utiliza nenhum meio filtrante obstrutivo e sim extração hidráulica; operando com circuito líquido fechado, dispõe de periféricos de circuito hidráulico paralelo com filtragem incorporada que garante a qualidade estabilizada da concentração de material particulado no líquido de seqüestro de poluentes; assim estabelece-se elevado nível de confiabilidade operacional e automação funcional.

  Nossa empresa atua há 28 anos de forma especializada no segmento de ventilação industrial e controle de poluição atmosférica, dispondo de “know how”  e  engenharia para desenvolvimento de projetos executivos de aplicação e fornecimento em regime “turn key” de sistemas integrados de captação, depuração e recuperação/destinação final dos poluentes coletados, envolvendo as disciplinas de hidráulica, elétrica, automação, estruturas, bem como a etapas de fabricação, diligenciamento, montagem, partida assistida  e treinamento.


 
Imagem
 
 
 
Imagem
 
 
 
 
 
Soluções CAPMETAL
Aqui, você apresente o seu problema, e a CAPMETAL apresenta as soluções. Preencha agora a nossa Folha de Dados e faça uma consulta. CLIQUE AQUI.