Case Capmetal
 
 

Principais Fontes Poluentes: 
  • Silo de farinha/cevada :Captação de particulados nas operações de carga, transferência e descarga.
  • Moinhos e Trituradores de açúcar/cevada/sal/pimenta/bicarbonato de amônio: Captação de particulados deliqüescentes na carga, transferência e descarga.
  • Drageadoras de Confeitos e chicletes: Captação de névoa, odores e vapores condensáveis emitidos durante o processamento.
  • “Spray dry” em indústria de amido, leite em pó, aromas concentrados e café solúvel:Captação da corrente de ar quente úmido, com particulados de produto efluente do processo de secagem, após o ciclone.
I)Generalidades :
A formulação alimentícia caracteriza-se pela formulação de princípios ativos em pequenas quantidades(condimentos , aromas  e essências) misturados a produtos de massa(farinha, amido, açúcar) em grandes quantidades.

Alguns preceitos da fabricação alimentícia associadas a práticas GMP(“Good Manufactoring Procedures”) ou seja Boas Práticas de Fabricação, são indicadas como de adoção compulsória a saber como gradiente de pressão dos corredores para as baias de produção, cantos  arredondados, mangotes flexíveis lisos interna e externamente, captação localizada junto aos pontos de emissões fugitivas nos equipamentos de processo, rede de dutos desmontáveis ou com acesso para limpeza e higienização, materiais construtivos inoxidáveis, ausência de recirculação do ar de forma de evitar-se contaminação cruzada dentre diferentes tipos de produtos em fabricação.

a) Alimentos Sólidos:
O processamento inicia-se na formulação dos ingredientes químicos, condimentos e de aromas da massa à ser processada, sendo o  fracionamento dos insumos executados no chamado posto de pesagem, onde indicamos uso de captor frontal de frestas.
Em seguida as substâncias serão misturadas em misturadores sigma(construção retangular com lâminas internas em “Z” ) ou misturadores “V”  , sendo recomendada a captação por coifas laterais de frestas para atender as operações de carga e descarga.
Temos ainda moinho granulador, moinho de martelos para cominuição de açúcar, sal, bicarbonato de amônio, ambos com requerimentos de captação na alimentação e descarga; estufas de secagem  e fornos de cozimento, com exaustão permanente por conexão de bocal e por coifa superior na região das portas ou acesso frontal e posterior respectivamente; drageadoras recebem os confeitos e chicletes para recobrimento, com sua construção específica , que mantém a massa de comprimidos oscilando e recebendo injeção de carboximetilcelulose(CMC), açucar para recobrimento e formação da drágea, sob insuflação de ar aquecido, sendo importante a exaustão através de duto conectado a tampa frontal da drageadora.
Outros equipamentos específicos(reatores, centrífugas) e de embalagem deve ter sua estrutura funcional avaliada para detecção dos pontos de emissões fugitivas de partículas, vapores, gases e odores de forma a orientar o desenvolvimento de captores específicos.
Deve-se dispor do dimensional de cada equipamento, peculiaridades operacionais(capacidade de produção, temperatura, formulação típica, ciclos, teor de água) e suas capacidades para estabelecer-se os captores(coifas) e a partir do cálculo de vazão determinar-se os demais elementos do sistema..

b) Alimentos Líquidos:
O processamento inicia-se na mistura dos insumos sólidos em meio líquido, sendo recomendado a captação nos misturadores, e no caso dos alimentos solúveis(leite, café, chocolate) deve-se atender o spray dry(secador ciclonico de paredes aquecidas) que apresenta arraste de produto na corrente de ar quente de descarga. Na fabricação de cerveja temos o material particulado do moinho de cevada que após abatido pelo Precipitador Hidrodinâmico e ciclicamente enviado as dornas de fermentação fechando o circuito sem gerar resíduos. As próprias dornas de fermentação devem ser conectadas a sistema de tratamento de odores emitidos pela digestão biológica da fermentação.
A recepção e armazenamentos dos insumos, salas de lavagem de frascos, esterilizadores, salas de envase sendo os requerimentos de captação de vapores e gases em números  reduzidos de focos de emissão.

c) Alimentos Pastosos:
O processamento inicia-se na formulação da massa à ser misturada, com o  fracionamento dos insumos no chamado posto de pesagem, onde indicamos uso de captor frontal de frestas.
Em seguida as substâncias serão misturadas em misturadores formulação da massa à ser comprimida, em estágio  mais fluido e plástico.

No que concerne ao sistema de abatimento cabe informar que a quase totalidade das formulações são higroscópicas de forma a ser absorvidos pelo  corpo humano, portanto o uso de sistemas de filtragem á seco em mangas  ou cartuchos de papel estão sujeitos à empastamentos e entupimentos , quedas de performance.
Enquanto que a adoção dos Precipitadores Hidrodinâmicos emprega a centrifugação líquida multiventuri com performance constante, visto que não se trata de um sistema de filtragem acumulativa e sim um mixador extrativo instantâneo dos agentes contaminantes que são expurgados em ciclos adequados ao regime operacional, o líquido expurgado poderá ser tratado em estação de efluentes ou dispor da depuração do líquido incorporado ao sistema.

Aplicação de Tecnologia Capmetal:
Os Precipitadores Hidrodinâmicos despontam como princípio tecnológico inovador a nível mundial, e propiciam as vantagens de maior eficiência de depuração de atmosferas poluentes, compacticidade dimensional, performance constante isenta de entupimentos, multi-aplicabilidade no tratamento de particulados – gases – vapores  de forma simultânea, construção inoxidável com vida útil permanente. A exclusiva tecnologia de centrifugação liquida multiventuri dos Precipitadores Hidrodinâmicos assegura a melhor relação custo benefício em aplicações de controle antipoluente de material particulado micrométrico e submicrométrico por carreamento e arraste hidráulico. Trata-se de ação extrativa, ao invés de acumulativa dos processos tradicionais de filtragem que apresentam os problemas de empastamento por borras e umectação de superfícies filtrantes, Capmetal garante solução eficiente em sistemas de captação de material particulado, vapores, névoas e odores emitidos pela produção de alimentos processados industrialmente onde o uso da técnica de centrifugação multiventuri® dos Precipitadores Hidrodinâmicos proporcionam a exaustão no volume interno de equipamentos de processo.
Por tratar-se de tecnologia de centrifugação, o tempo de residência no tratamento é instantâneo propiciando dimensões compactas e de performance constante, pois não utiliza nenhum meio filtrante; operando com circuito líquido fechado ou aberto sendo este último o líquido encaminhado a central de filtragem de óleo da fábrica.

Fabricados em vários modelos, permite o uso individualizado ou centralizado, o que garante ampla flexibilidade nas alterações de layout do setor de usinagem. Aplicações realizadas demonstraram elevada confiabilidade operacional associada à performance de depuração que atende os padrões europeus estabelecidos.A ausência de elementos descartáveis, a integração ao sistema de tratamento de efluentes da planta.


 
Imagem
 
 
 
Imagem
 
 
 
 
 
Soluções CAPMETAL
Aqui, você apresente o seu problema, e a CAPMETAL apresenta as soluções. Preencha agora a nossa Folha de Dados e faça uma consulta. CLIQUE AQUI.